Nome científico: Clematis vitalba

Trepadeira silvestre, encontrada em solos gredosos e de pedra calcária, em taludes, sebes, bosques cerrados e matas. O caule da planta mais velha chega a 12 metros de comprimento e tem forma de corda. Floresce de julho a setembro (hemisfério norte). As flores fragrantes são circundadas de quatro sépalas penugentas, de um branco esverdeado. No outono, os estames desenvolvem-se em longos fios prateados, como filamentos semelhantes aos cabelos de um velho, de onde lhe advém também o nome popular de old man’s beard[barba de velho].

Palavras-chave: Sonhador, idealiza muito mas não concretiza seus ideais. Falta de interesse no presente.

Esta essência floral destina-se àqueles que são frequentes vezes de natureza criativa, artística, e adoram ter alguma coisa por que aguardar ansiosamente, ter algo acerca do que conjecturar. Pode-lhes, pois, faltar interesse pelas coisas atuais, porque suas mentes estão cheias de esperança e de sonhos quanto ao futuro. Essas pessoas podem tornar-se desatentas, sonhadoras e dispersivas, e parecer estar em um mundo que lhes é próprio, alheias quanto ao que se passa em torno a elas. Propendem a perder a concentração e facilmente se aborrecem com uma conversa ou com um acontecimento que não é dinâmico o bastante para prender-lhes a atenção.

Clematis desperta um interesse vivo no mundo a sua volta e para desfrutar a vida. Com este floral, as pessoas se abrem a inspiração e realizam o seu potencial criativo. Por exemplo, na arte, na escrita, na moda ou na arte de curar. Elas se tornam realistas, decididas, mantém os pés nos chão e reconhecem que o futuro é determinado pelo presente. Essas pessoas ficam em sintonia com a realidade e sabem controlar os seus pensamentos.

Afirmações positivas para praticar: 

“Estou percebendo cada vez mais as conexões entre o mundo interior e o exterior.”

“Minha missão relaciona-se com o aqui e agora concreto.”

“Estou pondo em prática minhas aspirações.”

“Estou me agregando.”

Fontes:

Os 38 Florais do dr. Edward Bach.

Terapia Floral do Dr. Bach - Teoria e prática.

Os Remédios Florais do Dr. Bach Passo a Passo.

 

 

Esta página possui uma breve descrição sobre uma das essências dos Florais de Bach e não deve ser usada como meio de automedicação devido a complexidade do entendimento desta terapia e para a sua segurança física, mental e emocional.

Existem muitos profissionais habilitados a indicar os Florais de Bach, faça uma consulta antes de usar qualquer essência.