top of page

A NANOTECNOLOGIA EM PROL DOS DERMOCOSMÉTICOS

Atualizado: 13 de fev. de 2019


A nanotecnologia é uma técnica de fabricação de substâncias com dimensão menor que 100 nanômetros. O nanômetro corresponde à bilionésima parte do metro ou a milionésima parte do milímetro, ou seja, é uma molécula extremamente pequena. Agora podemos entender sua origem, não é? Seu prefixo nano é uma palavra grega que significa anão.



Essa técnica, junto com a nanociência tem sido reconhecida como tendência na ciência do século XXI. A primeira empresa de cosmético a produzir um cosmético de base nanotecnológica foi a Lancôme em 1995, que criou um creme para o rosto com nanocápsulas de vitamina E pura para prevenir o envelhecimento de pele. Após este lançamento, várias outras empresas renomadas começaram a investir em pesquisas para desenvolver produtos nesta linha.


Na cosmética, a nanotecnologia refere-se à utilização de pequenas partículas que contém princípios ativos capazes de potencializar os efeitos do produto, penetrando nas camadas mais profundas da pele. As nanopartículas costumam ser usadas em xampus, condicionadores, pastas de dentes, cremes anti-rugas, cremes anti-celulites, clareador de pele, hidratantes, pós faciais, loções pós barba, desodorantes, sabonetes, fotoprotetores, maquiagens, perfumes e esmaltes.


Pesquisas realizadas pela Faculdade de Engenharia Química da Unicamp demonstram que os nanocosmétios vem se destacando no mercado devido à sua ação diferenciada pela penetração profunda, ao contrário das moléculas maiores que ficam na superfície da pele, protegendo-a da perda de água, tendo efeito puramente cosmético.


“Os produtos cosméticos nano tem três apelos irresistíveis: melhor absorção, ação prolongada e um toque mais leve”, diz Sonia Tuccori, doutoura em Química.


Vantagens:

  • É o sistema preferencial para liberação eficiente dos ativos na pele, pois possui uma área superficial grande permitindo rápida absorção.

  • Diminuição da separação, cremação, coalescência ou sedimentação durante o período de estocagem.

  • Melhor penetração na pele liberando os ativos em camadas mais profundas.

  • Melhora a solubilidade dos ativos em meio aquoso;

  • Proporciona a liberação gradual dos ativos.

  • Deixa o produto mais agradável à pele.

  • Os elementos da fórmula são seguros e eficazes.


O número de publicações científicas e patentes na área de nanocosmética vem aumentando significativamente nesses últimos anos, junto com a introdução no mercado farmacêutico e cosmético de produtos. Para aprofundar o seu conhecimento neste assunto, clique nos links abaixo para acessar os artigos que usamos como referência:

 

Conheça os ativos com base nanotecnológica que você encontra na Farmácia Homeopática Mineira:


Nano Pearl Resveratrol: Promove a prevenção do envelhecimento precoce da pele devido à ação antioxidante; estimula a produção de colágeno, melhorando a elasticidade da pele; hidratação profunda; deixa a pele com um brilho natural.

Nano Vitamina C: Uniformiza a tonalidade da pele, deixando com um brilho natural; estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais firme; é um excelente antioxidante, prevenindo o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Nano Argan: Nutre o cabelo; faz a reconstituição interna e hidratação profunda dos fios capilares; protege os fios do calor; combate o frizz.

Nanovetor DMAE: Combate o envelhecimento precoce, prevenindo as rugas; promove o efeito lifting, deixando a pele mais firme.



bottom of page