top of page

HOMEOPATIA

Atualizado: 23 de ago. de 2019



A homeopatia parte do princípio da semelhança, ou seja, o medicamento ingerido provoca sintomas semelhantes aos da doença quando utilizados em uma pessoa sadia. Essa medicina foi desenvolvida a partir de 1779 por Sammuel Hahnemann, médico alemão que tinha a intenção de tratar o doente, não a doença. Segundo Hahnemann, os medicamentos homeopáticos podem ser originados a partir dos reinos vegetal, mineral e animal, eles são identificados pela nomenclatura e diluídos através da dinamização, processo que permite neutralizar eventuais efeitos tóxicos ou agressivos da substância original e aumentar seu potencial curativo.  A forma e a quantidade de diluições são definidas pela potência do medicamento, onde os números equivalem à quantidade e a as letras equivalem à forma de preparo. 


Forma de Preparo  Exemplo Potências

Centesimal Hahnemanniana CH 6CH

Decimal – DH 8DH

Fluxo Contínuo – FC 1MFC

Cinquenta Milesinal – LM 9LM

Korsakov - K 200K


No tratamento homeopático, o indivíduo é tratado individualmente. Cada caso é um caso. Por isso, siga apenas as orientações do profissional habilitado a prescrever, não aceite indicações de outras pessoas. Lembre que aqui, trata-se o doente, não a doença. 


Os medicamentos homeopáticos podem ser encontrados em diferentes formas, como em tabletes, glóbulos, papéis, líquidos e até mesmo em formas de uso externo,  como pomada, creme, gel, óvulos, supositórios, soluções oftálmicas, soluções nasais. É importante seguir a receita exatamente como foi prescrita, pois a forma farmacêutica pode alterar a eficácia do medicamento.


Siga os cuidados necessários ao fazer o tratamento homeopático. Evite ingerir café, chocolate, usar perfumes ou algo que possua cânfora. Guarde o medicamento em local arejado, longe de umidade, luz direta e de aparelhos que emitam radiação. 

Aqui na farmácia seguimos rigorosamente o método de preparo desenvolvimento pelo Dr. Samuel Hahnemann. A manipulação dos medicamentos homeopáticos é um dos preciosos segredos da homeopatia, e se for violada pode interferir na eficácia do tratamento do paciente. 


Procure um médico especialista antes de usar qualquer medicamento.

bottom of page