Nome científico: Centaurium umbellatum

Planta anual muito direita, que tem de 5 a 35cm de altura, cresce em campos secos, à beira de estradas e em terrenos incultos. As florzinhas cor-de-rosa formam cachos densos, pedunculados, na parte superior da planta. Aparecem entre junho e agosto, e só se abrem em dias claros (hemisfério norte).

Palavras-chave: Vontade fraca e submissão.

Esta essência floral dá forças àqueles que acham difícil defender a si próprios. São pessoas repletas de delicadeza; sempre demonstram disposição, sempre estão ansiosas por ajudar ou ser úteis. Dizer "não" é algo contrário à sua natureza, bem como não gostam de humilhar ninguém; devido à sua natureza gentil e generosa, são facilmente dominadas ou manipuladas e, frequentes vezes, se consideram vítimas de personalidades mais fortes e mais poderosas, as quais podem tirar vantagem de sua generosidade. 

Centaury ajuda as pessoas a estarem dispostas a servir de boa vontade e discretamente, mas sem negar as suas próprias necessidades; ajuda a exprimir e defender as suas opiniões pessoais convivendo facilmente. Com este floral, as pessoas têm noção do que desejam e passam a seguir o seu próprio caminho com determinação e energia, sem que a opinião dos outros as impeça.

Afirmações positivas para praticar: 

“Sou o único responsável pelo meu desenvolvimento.”

“Minha tarefa resume-se em me encontrar dentro de mim mesmo.”

“Sou capaz de discernir cada vez com mais clareza.”

“Salvaguardo minha personalidade e satisfaço às minhas próprias necessidades.”

Fontes:

Os 38 Florais do dr. Edward Bach.

Terapia Floral do Dr. Bach - Teoria e prática.

Os Remédios Florais do Dr. Bach Passo a Passo.

 

 

Esta página possui uma breve descrição sobre uma das essências dos Florais de Bach e não deve ser usada como meio de automedicação devido a complexidade do entendimento desta terapia e para a sua segurança física, mental e emocional.

Existem muitos profissionais habilitados a indicar os Florais de Bach, faça uma consulta antes de usar qualquer essência.